sábado, 28 de março de 2009

Então é assim?


Segundo o dicionário Aurélio, morte é o fim da vida animal ou vegetal. Para alguns, significa descanso. Para mim, sempre foi algo muito vago, nunca quis me aprofundar nesses pensamentos... Até ontem.
Hoje ao chegar da escola - sim, sábado -, minha mãe me trouxe a primeira página do jornal, onde havia uma matéria sobre um acidente de trânsito na rodovia entre Talhados e São José do Rio Preto - minha cidade -, na qual um ônibus a 140 km/h atingiu um Peugeot com três jovens, entre 18 e 20 anos. Os três morreram. Em um primeiro momento, passei os olhos pela matéria, vi a foto do ônibus e do carro, destruidos. Desci os olhos, vi a foto de dois meninos e, ao lado, foto da Marilia, a mesma que aparece comigo nessas duas fotos antigas acima. Eu não pude acreditar.
É estranho pensar que tudo pode acabar assim, sem mais detalhes. Além do meu cachorro em 2007, nunca presenciei a morte de ninguém conhecido. Meu cachorro estava velho, doente... Mas não ela. Dezoito anos! Atingir finalmente a maioridade, sair da escola, começar a ir em festas de verdade (de onde ela voltava na hora do acidente, aliás) e só? É injusto acabar assim. A gente se preocupa com tantas coisas que agora me parecem futeis... Espinhas, celulites, casar, vestibular, se desespera antes da hora com um possivel futuro cancer e mergulha em filtro solar. E se não der tempo de essas coisas acontecerem?
Não vou intensificar o sofrimento de perda, já que mantive uma amizade muito intensa com a Marilia por apenas um dia. Isso foi em 2006, quando nos conhecemos e passamos o dia inteiro conversando no Wal*mart, já que não podiamos ir embora porque estávamos maquiadas e de cabelo feito desde depois do almoço, e íamos desfilar a noite. Depois desse dia, nos adicionamos no orkut, msn, e o assunto foi acabando com o passar das semanas. Mas ainda vai ser estranho não vê-la online nunca mais. Ela sempre esteve.
Carpe Diem. "Aproveite o dia", como diriam os árcades. Minha primeira experiência com a morte foi meu hamster, que durou poucos dias. Depois, meu primeiro cachorro, um animal a quem me apeguei muito, e hoje perdi uma pessoa, amiga por um dia. Tenho medo de pensar quem será o próximo nessa graduação, um amigo próximo, ou um familiar? Ou talvez a graduação pule direto até minha posição... Simplesmente não dá para prever, e é o que causa a maior angústia. E se?
Parafraseando Billy Joe, "It's something unpredictable, but in the end is right. I hope you had the time of your life", Marilia. Descanse em paz.

6 comentários:

Beatriz disse...

Nossa, é chocante quando acontece algo assim com gente muito nova, né?
Outro dia morreu um amigo dos meus amigos, de 16 anos. Eu não conhecia ele, mas sei lá, não é porque a gente é novo que a gente é pra sempre.
E por mais que a gente tenha vivido experiencias de perda (eu que o diga), quando a morte vem, ela vem matando um pouco de todo mundo que ela deixa. Mas não fica pensando em morte mesmo não, senão a melancolia desce na gente.

Guigs disse...

nossa pah :(

Ki disse...

Amo o que você escreve.
Realmente quando eu vi "LUTO" no seu orkut eu fiquei desesperada.
Já perdi muita gente da família, meus avós, mas era pequena, não sabia direito o que significava "morte". Foi aí, logo depois, que perdi o meu melhor amigo, o Fred. Mas eu também era pequena e não entendia direito, além disso tudo, esse dia era primeiro de abril, ou seja, meu sofrimento foi em vão porque ninguém acreditava no que eu estava falando: sofri sozinha.
Anyway, esse lance do câncer que você falou e tudo mais, o lance do "E SE", eu tenho que DE-LE-TAR da minha vida, porque isso só tá me fodendo, e quem sabe quantos dias eu vou viver né? :}
Espero que você esteje bem, e QUALQUER COISA, QUALQUER COISA MEEESMO, eu to aqui pro que precisar.
Uma amiga de um dia só vale muito, e eu sei disso.

Te amo pra sempre (L)

Caio Henrique Pazzoto disse...

pahh, add meu blog aew :]
bjss x3

Unknown disse...

É DURO SÓ DEPOIS DE 1 ANO,1MES E 14DIAS TER CORAGEM PARA FAZER UM DEPOIMENTO DE AGRADECIMENTO A PAOLA GARAMBONE.
É QUERIDA EU SOU MÃE DA MARILIA CAMELIER MAIA, SUA AMIGA POR 1 DIA, DURANTE OS ENSAIOS DO DESFILE DO WALL MART, EM SAO JOSE DO RIO PRETO.
QUERO TE ELOGIAR PELAS LINDAS PALAVRAS E TE DIZER QUE REALMENTE POR ONDE A MORTE PASSA MATA UM POUCO DE QUEM FICA.
PAOLA,MINHA VIDA MUDOU 360° EM POUCO TEMPO. MORREU A FILHA ÚNICA, MORREU O NAMORADO DEPOIS DE 10 MESES, MUDEI DE CASA ,DE CIDADE E DE EMPREGO...TUDO POR CONTA DA TÃO FAMOSA "MORTE".
HOJE MORO COM MINHA MÃE EM SAMPA E TENTO SOBREVIVER.
QUERO QUE VC VIVA O DIA DE HOJE COMO SE FOSSE O ULTIMO E ENTRE ESCOLHER EM TER RAZÃO E SER FELIZ ESCOLHA SEMPRE SER FELIZ.
MUITO SUCESSO PRA VOCÊ E OBRIGADA POR TER FEITO PARTE DA VIDA DA MINHA FILHA POR 1 DIA. UM DIA MUITO FELIZ PRA VOCÊS DUAS ,EU TENHO CERTEZA. FICA COM DEUS.
ROSANA CAMELIER
rosanacamelier@hotmail.com

Rosana disse...

PAOLA, ENTRE NO ORKUT DA MARILIA M.CAMELIER E VEJA O SEU DEPOIMENTO JUNTO COM O MEU. ACHEI TUDO TÃO LINDO, TÃO SINCERO,TÃO DO FINDO DO CORAÇÃO QUE POSTEI LÁ PARA QUE TODOS OS AMIGOS DA MARILIA LEIAM E VEJAM A SENSIBILIDADE QUE AFLORA DO SEU SER. ADORO VC QUERIDA, MUITO OBRIGADA POR TER SIDO AMIGA POR UM DIA DA MINHA FILHA. BEIJOS
ROSANA CAMELIER rosanacamelier@hotmail.com
11 96124438